segunda-feira, 16 de abril de 2012

Framework para construção de interfaces web

Dextra libera framework para construção de interfaces web como open source

A Dextra Sistemas disponibilizou seu framework Holy, que permitiu à empresa revolucionar a criação de interfaces web por seus desenvolvedores, como open source. Com a iniciativa, a empresa espera que muitos possam se beneficiar da ferramenta e também colaborar com a evolução da ideia. 

Esta é a segunda vez em que a empresa disponibiliza uma ferramenta open source. Há pouco mais de três anos, desenvolveu o MyContainer - um container de objetos Java EE extremamente leve que permite a execução de testes nas aplicações de forma muito mais rápida e ágil - que está hospedado no Google Project Hosting, com livre acesso para quem quiser utilizar ou contribuir com o desenvolvimento.

Com o Holy, qualquer desenvolvedor pode criar interfaces de qualidade a partir de conhecimentos básicos em HTML, CSS e Javascript. O framework permite que webdesigners criem temas para as aplicações e gerem interfaces mais limpas e fáceis de serem mantidas, além de facilitar o uso de ferramentas de automação de testes, como Selenium, e de permitir a criação de protótipos funcionais, que podem ser depois totalmente aproveitados no desenvolvimento. Outra vantagem é a criação de páginas mais leves, facilitando também o desenvolvimento de aplicações mais escaláveis.

A equipe começou a desenvolver o projeto depois de constatar que os frameworks tradicionais para a construção de interfaces web se tornavam cada vez mais complexos e pesados, afastando-se das tecnologias-base da Internet (HTML, CSS e Javascript), que estão cada vez mais poderosas. 

A proposta para a construção de interfaces de sistemas web-based se fundamenta no conceito de inversão de controle: não é o servidor que monta a página e a envia para o browser, mas é o browser que monta a página, solicitando ao servidor as informações necessárias para isto.

O projeto Holy pode ser acessado em https://github.com/dextra/holy.


Créditos: iMasters


 

0 comentários:

Postar um comentário

 
;