sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

5 dicas para sair do emprego atual e deixar uma boa impressão

Seja legal e recomende pessoas boas para o seu lugar. Veja outras dicas do LinkedIn para sair da empresa com classe

Se você não pode esperar para dizer à empresa que está de saída ou está adiando o anúncio, seu comportamento nos últimos dias na companhia pode deixar uma marca eterna em sua reputação profissional. Por isso, cuidado.

"Aja de forma graciosa. Você pode destruir o investimento em sua carreira e relações de trabalho se não for cuidadoso", ensina Nicole Williams, diretora de Conexões do LinkedIn. "Deixar a companhia pode ser difícil, mas você terá de ser elegante e refinado”, aconselha. 

Veja dicas de como você pode garantir que será lembrado com carinho pelo seu antigo empregador, além de conselhos para manter suas relações de trabalho.

1. Seja legal

"Apesar de querer realizar queixas de colegas ou chefe, semanas ou meses mais tarde você pode encontrá-los em eventos da indústria ou mesmo em outras empresas”, aponta. "O mundo é um pequeno”, lembra.


2. Recomende pessoas boas para o seu lugar

Nicole diz que ao recomendar ou sugerir alguém melhor do que você fará com que o empregador seja grato por seus esforços e o gesto vai ajudar a formar uma imagem positiva sobre você.


"Isso é algo que psicologicamente pode parecer contraditório, mas é muito importante", diz. "Use o recurso de busca do LinkedIn para identificar alguns candidatos”, recomenda.

3. Diga coisas legais

Uma vez que você se foi, continue a dizer coisas positivas sobre o seu ex-empregador e ex-colegas, alerta Nicole.


Não use o Facebook para desabafar agora que você deixou a empresa, avisa. "Você pode querer desabafar e sentir a necessidade de justificar aos outros porque tomou a decisão. Mas não faça isso." Fale gentilmente do seu antigo empregador. "Afinal, você nunca sabe o dia de amanhã", observa.

4. Atualize o seu perfil do LinkedIn

Nicole diz que não há nenhuma regra sobre quando atualizar seu perfil do LinkedIn. Por isso, ela sugere esperar até o primeiro dia no novo emprego.


"Seu ex-empregador e o novo podem ter comunicado aos colegas sobre as novidades, mas conexões e amigos podem não saber", diz. Atualize as informações no LinkedIn e poste uma atualização no status para anunciar sua nova posição, recomenda.

"Em sua atualização, diga que embora você tenha gostado de trabalhar para a empresa X, agora vai assumir um novo desafio na companhia Y", ensina. Ela completa dizendo para não hesitar em enviar mensagens individuais para contatos-chave. 

5. Recomende antigos colegas

Nicole diz que um colega de trabalho que acabou de sair acaba sendo mais lembrado. Que tal manter as relações que você construiu ao longo dos anos? Uma maneira de fazer isso é escrever uma recomendação no LinkedIn sobre seus ex-colegas.


"Destaque suas qualidades e como eles ajudaram quando você trabalhou com eles", diz Williams. "Esses contatos podem ser úteis algum dia. Por isso, é importante manter a boa vontade e a camaradagem”, finaliza.



 Créditos: idgnow


0 comentários:

Postar um comentário

 
;